Espumante x Champagne x Prosecco

Muito se fala em Espumante, Champagne e Prosecco, você sabe qual é a diferença entre essas bebidas?

champagnexespumantexprosecco

Espumante
É um tipo de vinho, que passa por uma segunda fermentação, e que faz ter as “bolhinhas” e espumas, daí o nome espumante. Pode ser feito através do método Chamat ou Champenoise. Chamat, é quando a segunda fermentação ocorre em tanques de aço e o champenoise é quando essa fermentação é feita na própria garrafa.

Champagne
O Champanhe é um “espumante” que é produzido obrigatoriamente em uma região específica (Champagne, França). Tem um rígido controle de qualidade e de regulação. Só pode ser feito com as uvas Pinot Noier, Chardonnay e Pinot Meunier. A fermentação é feita dentro da própria garrafa, isso é um dos motivos também de ser mais caro.

Prosecco
Prosecco, assim como o Champanhe, é um espumante especifico da região de Veneto, Itália. Tem esse nome pela uva que é usada em sua elaboração. Diferentemente dos champagnes, os proseccos são elaborados pelo método Charmat, onde a segunda fermentação ocorre em grandes tanques de aço inox e não na própria garrafa.

Compartilhe:
Categorias: Dicas Tags: , , ,

Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/voxcwb/www/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044