Nova moda nos casamentos: o noivo adota o sobrenome da noiva

Mudando as tradições

As tradições sofrem mudanças ao longo dos anos, fazendo com que tudo que era tido como obrigatório se torne, muitas vezes, opcional. A magia disso tudo está no fato das pessoas poderem ter liberdade de escolha em quase todos os aspectos da vida.

Não existe exemplo melhor de tradição mutante que o casamento. Antigamente, as pessoas experimentavam uma festa bonita, porém restrita e sem liberdade, constituindo algo que era, inclusive, machista.

Quantas vezes ouvimos dizer que o sobrenome predominante era o do homem e vimos a mulher adotar esse mesmo sobrenome, muitas vezes até anulando o próprio.

Parece que os tempos mudaram. Hoje em dia, com a liberdade de escolha e de preconceitos, muitos noivos estão adotando o sobrenome das mulheres.

Cresce o número de noivos que adota o sobrenome das noivas

noivo

O fato é algo cada vez mais corriqueiro. Nas cidades grandes, por exemplo, a mudança já é notável. Segundo um levantamento feito na cidade do Rio de Janeiro, 10% dos homens cariocas já adotam o nome das mulheres como sobrenome oficial.

Lá, me apenas três meses, já foi possível verificar um número de 180 noivos que também trocaram de nome. Já em São Paulo, 836 cartórios já possuem registros de homens que valorizaram o sobrenome da pessoa. A estimativa é de que um em cada quatro noivos já estejam seguindo essa moda que, aparentemente, veio para ficar.

Existem ainda as pessoas que possuem uma opinião mais calculista, fugindo um pouco do romance da coisa e indo pela lógica, defendendo que a melhor coisa é os dois noivos manterem o nome de solteiro. Isso serve para evitar a enorme burocracia que a mudança do nome implica, como a alteração de toda a documentação de cada um dos noivos

Compartilhe:
Categorias: Dicas, Dicas de Casamento Tags:

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /home/voxcwb/www/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1044