
Recebo-te por minha esposa, e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida. Este tradicional voto, pode ser alterado em partes ou por completo, vai do gosto de cada casal.
Cada vez mais comum nas cerimônias religiosas, o voto de casamento personalizado vem caindo no gosto dos noivos brasileiros, visto que já é tradição muito comum em outros países.
Os votos podem ser improvisados, lidos, decorados, tirados de grandes poetas ou músicas, histórias compartilhadas entre o casal, uma breve história sobre como se conheceram, entre outros. Devem ser mais do que palavras bonitas, significam a concretização da união do casal.
Veja as dicas que separamos para fazer seu voto personalizado:
- Tempo: não demore muito, pense em votos simples e que não ultrapassem dois ou três minutos
- Inspiração: você pode procurar inspiração em músicas, poemas e até pesquisar votos de outros casais na internet
- Votos tradicionais: caso não queira mudar muito, faça apenas pequenas alterações no voto já tradicional
- Preparação: comece a pensar e a escrever seus votos com aproximadamente dois meses de antecedência a cerimônia.
- Opinião: você pode pedir opinião de um amigo, parente ou cerimonialista, elas podem te ajudar a pensar melhor e dar boas dicas.
- Treine: leia em voz alta o texto, pode ser até em frente ao espelho. É importante para que no dia a leitura seja o mais natural possível.
- Celebrante: um dos itens mais importantes, é conversar com o celebrante para saber se ele permite os votos personalizados, ele também pode dar as dicas para os votos dos noivos.